O Governo do Estado de Roraima, por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), participou do VIII Congresso Internacional de Educação dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, que reuniu representantes de Angola, Cabo Verde, Galícia, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Brasil.
Educação Ambiental Femarh
O congresso foi um espaço de diálogo, cooperação e troca de experiências entre países e comunidades que compartilham a língua portuguesa e enfrentam desafios comuns relacionados à educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.
A programação foi ampla e envolveu palestras com especialistas nacionais e internacionais, mesas de debate, rodas de conversa, oficinas temáticas, minicursos e exposições de projetos inovadores em educação ambiental. Também foram realizadas visitas a experiências locais bem-sucedidas, além de atividades culturais que valorizaram a diversidade dos povos participantes.
Eixos temáticos discutidos
As atividades do congresso foram organizadas em torno de cinco eixos fundamentais para a construção de políticas públicas e práticas efetivas em educação ambiental:
1. Compromissos com políticas públicas de educação ambiental em níveis internacional, nacional e municipal
2. Justiça climática global e local
3. Direitos fundamentais como acesso à água, segurança e soberania alimentar
4. Educação ambiental nas escolas, com foco em crianças, jovens e diálogos entre gerações
5. Respostas sociais e ambientais envolvendo povos indígenas, comunidades tradicionais e grupos vulneráveis
Durante o congresso, a Femarh teve a oportunidade de conhecer experiências inspiradoras de diversas regiões do mundo lusófono, estabelecer conexões com outros profissionais da área e refletir sobre o papel estratégico da educação ambiental nas transformações sociais e ambientais que o planeta necessita.
A participação do Governo do Estado de Roraima, por meio da Femarh, nesse evento internacional foi de grande importância para fortalecer as ações locais, ampliar o conhecimento técnico da equipe e reafirmar o compromisso com uma educação ambiental crítica, transformadora e inclusiva.