Pular para o conteúdo

17 DE JULHO – DIA DE PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS

No Brasil, 17 de julho é o dia de alertar a sociedade sobre a importância da preservação das florestas e em Roraima, 65,99% são de áreas protegidas.
Você sabia que Dia do Protetor de Florestas, está associada ao Curupira, figura do personagem do folclore brasileiro? Segundo o folclore, ele protege as florestas das ações prejudiciais do homem, como desmatamento e caça de animais.

Cerca de 20% das espécies da Terra que vivem em nosso país, em especial na Floresta Amazônica, estão constantemente ameaçadas pelo desmatamento.

O Dia de Proteção às Florestas, é uma data muito importante para conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar nosso verde, visto que, o Brasil é a casa da maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica. Além dos ecossistemas como a Mata Atlântica, que abriga entre 1% a 8% de espécies de toda a fauna e flora do planeta, e o cerrado, que, além de disporem de um grande valor paisagístico e recreativo, garantem o equilíbrio ecológico e são responsáveis por um terço da biodiversidade do planeta.

Reciclar, plantar árvores nativas, optar pela compra de produtos com madeira certificada, comprar de pequenos produtores ou apoiar organizações que cuidam das florestas, são ações que todos nós podemos e devemos fazer em proteção a esse patrimônio comum e tão imprescindível à existência dos seres humanos.

O presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEMARH, Glicério Fernandes, discorre sobre a importância de se estabelecer hábitos mais sustentáveis, não só para a natureza, mas para a existência da humanidade.

“Respeitar a floresta não é só cuidar da natureza. É preservar a humanidade, o planeta, e isso é dever de todos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo