Femarh concede autorização de queima controlada no Município do Cantá

A partir desta terça-feira (5), o prefeito Carlos Barbudo realiza o calendário para as queimadas controladas no Município.

Uma equipe da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) estará nesta terça e quarta-feira na secretaria de Meio Ambiente para emitir autorizações de queimada controlada.

A equipe é composta pelo coordenador Richard Marcelo Costa, analista administrativo Rubem Leite e o colaborador Elilton Mello.

Na secretaria de Meio Ambiente, a equipe vai receber a documentação do produtor rural (RG E CPF) e cópias do documento de posse do terreno. Pode ser título definitivo, CCIR (Cadastro de Imóvel Rural), documento emitido por cartório de imóveis e certidão de uso e ocupação do solo, autorização de queima emitida pelo Ibama ou pela Femarh ou licença ambiental simplificada.

Após verificada a documentação, a licença é emitida, com validade para 30 dias. Em seguida, são repassadas instruções e normas para a realização da queimada controlada.

Já na próxima quinta-feira a equipe atende na escola Ana Maria de Lourdes, inclusive alertando sobre os perigos da queima sem controle.

Na sexta-feira, o atendimento será na vila São José, no Km 20. A equipe ficará no posto de saúde da localidade. Se houver demanda, continuam o trabalho até o próximo sábado.

Rorainópolis foi o primeiro município a receber as autorizações de queimadas, sendo iniciado no dia 12 de janeiro.

O calendário está previsto para ser encerrado no dia 2 de março, quando Normandia recebe o prazo autorizado para a queima.

Quem for flagrado realizando a queimada sem autorização poderá ser autuado com multa de R$ 1 mil por hectare, conforme divulgou a Femarh.

Caso a queima seja em área considerada de preservação e não tiver o licenciamento da Femarh, a penalidade é de R$ 5 mil a R$ 50 mil por hectare ou fração. No Município de Cantá a mobilização dos produtores foi realizada nas plataformas de redes sociais, Faceebook , na página da Prefeitura, do prefeito Carlos Barbudo e em seguida adicionando novos seguidores.
Na plataforma Watsapp a mensagem partiu da Assessora de comunicação da Prefeitura jornalista TâniaGadelha nos grupos Roaimeira com Café, Samu Cantá, Moradores da Vila São José, Cantá alerta- opinião, Nós Cantá RR, Cantá pra todos, O cantá tem jeito.

Texto Tânia Gadelha