PROGRAMA REGULARIZA 50% MAIS Femarh realiza ação integrada  no município do Cantá

PROGRAMA REGULARIZA 50% MAIS

Femarh realiza ação integrada  no município do Cantá

As atividades iniciaram na segunda-feira,13, e encerram neste sábado,18 , na Vila Central

O Governo de Roraima por intermédio da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) está realizando desde segunda-feira uma ação integrada do Programa Regulariza 50% Mais no município do Cantá.

A atividade ocorre de forma integrada e em parceria com a Prefeitura Municipal do Cantá, Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima – ADERR e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – IATER.

De acordo com o chefe da Divisão de Uso do Solo da Agricultura Familiar da Femarh, Dagmar Benedetti que coordena a  ação, está sendo oferecido aos produtores rurais a abertura de processo de licenciamento e regularização ambiental, CAR – Cadastro Ambiental Rural, outorga d’água e demais serviços oferecidos pela Femarh, Iater e Prefeitura do Cantá no que tange a regularização ambiental.

“O Programa Regulariza 50% Mais é uma ação do Governo do Estado que traz ao agricultor e a comunidade em geral diversos serviços. Nestes dias em campo atendemos muitos produtores com a abertura de processos e também realizando a entrega de licenças e Cadastro Ambiental Rural para aqueles que já tinham dado entrada e a ideia da Femarh, por intermédio do nosso presidente Glicério Fernandes, é atender todo o estado com ações como essa, por intermédio de um calendário prévio o qual estaremos em breve divulgando”, disse Dagmar.

O senhor Francisco Soares e a dona Jandira Sousa são moradores do PA Esperança localizado no município do Cantá e aproveitaram a ação para fazer o Cadastro Ambiental Rural, tirar a outorga d’água e a autorização de supressão de vegetação.

“Iniciativas como essa do governo são muito boas principalmente para a gente que mora no interior e que as vezes não tem como ir a cidade tirar essa documentação”, disse dona Jandira.

Raimundo Evangelista, morador da Vila Central, também buscou os serviços no trailer da Femarh e falou da importância do programa para a comunidade. “É mais do eu favorável para nós moradores do município do Cantá iniciativas como essa, em prol da população. Esse trabalho que vem sendo feito hoje é realmente diferenciado, nem um governo anterior a esse realizou antes”, disse.

Nos dias 13  14 os atendimentos aconteceram na Serra Grande II e até neste sábado,18, ocorrem na Vila Central, na Escola Municipal Nestor Alves durante todo o dia.

As ações de regularização ambiental fazem parte do Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado de Roraima e do Plano de Aplicação dos Recursos do Fundo Petrobrás – ADPF 568.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Cíntia Schulze