SEMANA DO MEIO AMBIENTE – Programação contempla entrega de mudas de plantas para moradores do entorno das escolas da rede estadual, além de palestras e blitz educativa

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Governo do Estado promove ações em

alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

CÍNTIA SCHULZE E MARÍLIA MESQUITA

Fotos: Ascom/Seed

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, terá atenção especial este ano. O Governo do Estado por meio da Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Seed (Secretaria de Educação e Desporto) realiza de 3 a 7 de junho palestras, blitz educativa e distribuição de mudas.

Segundo a chefe da Divisão de Educação Ambiental da Femarh, Ana Carolina Rodrigues, as atividades iniciam na segunda-feira, 3, a partir das 8 horas em frente à Femarh. “Estaremos realizando uma blitz ambiental, levando conscientização ambiental e entregando mudas com o apoio dos alunos do Colégio Militar Derly Vieira Borges”.

Na terça-feira, 4, a programação será na sede do município do Cantá, na Escola Municipal Tia Ercilia durante toda a manhã. “No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, estaremos no município do Amajari, realizando palestras e distribuindo mudas, na quinta-feira, 6, será a vez do município de Iracema receber nossa equipe, fechando a programação na sexta-feira, 7, com uma grande exposição de todos os projetos desenvolvidos pela Divisão de Educação Ambiental ao longo dos anos no Palácio da Cultura”.

A Seed por meio do DEPE (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) promoverá de 5 a 7 de junho no auditório do Palácio da Cultura Nenê Macaggi ações de sensibilização ambiental para os alunos da rede estadual de ensino. O evento ocorre das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O objetivo do evento é contribuir de forma efetiva com as ações de Educação Ambiental que as escolas já realizam ao longo do ano letivo. Além de ser uma oportunidade para os alunos aprenderem um pouco mais sobre esse tema tão importante para a vida em sociedade. Entre as atividades estão palestras, sarau literário, exposições e oficinas pedagógicas.

“Serão realizadas atividades que favoreçam a reflexão, construção de conceitos ambientais, adoção de hábitos e atitudes cidadã”, explicou Karen Ribeiro, chefe da Divisão de Educação Ambiental do DEPE.

No dia 05 de junho, ocorrerá o lançamento do Concurso de Redação: “O meio ambiente: O lugar que vivo”. No dia 06 de junho, as escolas Voltarie Pinto Ribeiro, Ana Libória, Presidente Costa e Silva e Lobo D’Almada farão distribuição de mudas frutíferas, ornamentais e medicinais para a população que reside no entorno das instituições de ensino.

“Essa é uma forma de alcançar a comunidade sobre ações de sensibilização ambiental. É importante que todas as pessoas possam refletir sobre o seu papel no meio que está inserido, pois não estamos alheios aos problemas ambientais, pelo contrário, fazemos parte dele”, finalizou Karen.

Para a realização das atividades, a Seed conta com os seguintes parceiros: Detran (Departamento Estadual de Trânsito), UFRR (Universidade Federal de Roraima), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa), Femarh e EMURR (Escola de Música de Roraima). Além dos poetas Zezé Maku e Elienai Menezes.

ENTENDA A DATA

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano.

Todos os anos, nesse dia, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e tomam medidas para relembrar o público geral da necessidade de preservação do meio ambiente.

Em 2019, a China sediará a conferência internacional do Dia Mundial do Ambiente com o principal objetivo de combate à poluição, em uma iniciativa promovida pela Organização das Nações Unidas no quadro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima.

POLUIÇÃO DO AR – Poluição do ar é tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2019 e tem a China como país-sede da celebração. De acordo com a ONU, Aproximadamente 7 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano devido à poluição do ar, sendo 4 milhões das mortes somente na região da Ásia e do Pacífico. O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano incitará governos, indústria, comunidades e indivíduos a se unirem para explorar a energia renovável e as tecnologias verdes, bem como melhorar a qualidade do ar em cidades e regiões de todo o mundo.

Segundo a ONU Meio Ambiente, 92% das pessoas em todo o mundo não respiram ar limpo; a poluição do ar custa à economia global 5 trilhões de dólares por ano; a poluição do solo pelo ozônio deverá reduzir os rendimentos de cultivos básicos em 26% até 2030.