Pular para o conteúdo

Comunicado informando a instabilidade nos Sistemas da Agência Nacional de Águas

Prezados Usuários e Parceiros,

Gostaríamos de informar que, devido a um recente ataque cibernético, sistemas e serviços relacionados ao Diretoria de Recursos Hídricos e Outorga (DRHI) estão temporariamente fora do ar, sendo esses o Cadastro Nacional de Recursos Hídricos (CNARH).

Após o ataque cibernético verificado em 27 de setembro, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) decidiu cortar a comunicação da instituição com ambiente externos e vice-versa para interromper o ataque, o que deixou indisponíveis os sistemas da ANA para acesso e utilização. A segunda medida adotada tem sido a análise desses sistemas, que vem sendo feita desde o último dia 27 para que a instituição tenha o máximo de segurança para restabelecê-los. 

O Cadastro Nacional de Recursos Hídricos(CNARH), é uma plataforma dentro da Agência que proporciona os registros dos usuários de recursos hídricos (superficiais e subterrâneos) que captam água, lançam efluentes ou realizam demais interferências diretas em corpos hídricos (rio ou curso d’água, reservatório, açude, barragem, poço, nascente etc.)

Posto isso, em virtude da instabilidade gerada pelo ataque ao sistema da ANA (Angência Nacional De Águas), impossibilita a FEMARH (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) quanto a emissão de Cadastros de Uso Insignificante e Outorgas.

Nesse cenário, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) começou a retomada de seus sistemas e serviços, em 4 de outubro, com o retorno do Monitor de Secas, que voltou a estar disponível para acesso pelo link https://monitordesecas.ana.gov.br/. Outro sistema que voltou a estar disponível deste o dia 4 foi o Ficha de Campo (https://www.snirh.gov.br/fichadecampo), utilizado para registro de dados de monitoramento de rios e chuvas. 

Nesta quinta-feira, 5 de outubro, foi a vez da retomada do catálogo de cursos disponíveis para o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) no Portal Educação e Capacitação para a Gestão das Águas e Saneamento Básico em: https://capacitacao.ana.gov.br/cursos. Outra aplicação que voltou a ser disponibilizada pela ANA foi o Portal de Metadados no Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), que contém dados da Agência acessíveis pelo link https://metadados.snirh.gov.br/geonetwork/

A ANA seguirá retomando gradualmente seus sistemas a partir de um ambiente seguro, sendo que serão priorizados sistemas transversais, como é o caso do sistema Hidro, que é utilizado para o monitoramento de rios e chuvas. A retomada desses sistemas acontecerá gradativamente nas próximas semanas considerando a segurança de seus usuários e dos próprios sistemas e dados relacionados a eles. 

Desde o ataque cibernético, em busca de alternativas para normalizar a situação de seus sistemas, a ANA tem mantido uma interlocução contínua com órgãos públicos que sofreram ataques cibernéticos recentemente e com instituições que lidam com segurança cibernética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo