Diretor de Monitoramento Ambiental da Femarh se reúne com Secretários municipais de meio ambiente para apresentar projeto de fruticultura.

Texto Rubem Leite

Legenda:  O Diretor de Monitoramento e Controle Ambiental, Eugênio Thomé com os secretários de meio ambiente dos municípios do sul do Estado.

O Diretor de Monitoramento e Controle Ambiental da Femarh ( Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Eugênio Tomé, esteve reunido ontem pela manhã, dia 23, na sede da secretaria de meio ambiente de São Luiz do Anauá, com os secretários de meio ambiente dos municípios de Caroebe, Diego Almeida Barbosa, de São Luiz, Gecilda Texeira da Conceição e da Diretora de Monitoramento e Controle Ambiental de São João da Baliza, Fabiana Alves Ferreira para apresentar o projeto dos planos piloto de produção de consórcio de florestas  e frutas que serão implantados em cinco propriedades de cada município.

Segundo Thomé, esse primeiro contato com os gestores da pasta do meio ambiente tem o objetivo de dar conhecimento aos gestores de como funcionará esse sistema produtivo que funcionará como modelo de difusão de tecnologia aos produtores desse modelo de sistema de produção que funcionará e deverá ser aplicado em pequenas propriedades.

O modelo produtivo proposto por Eugênio Thomé funcionará em áreas consolidadas de cinco hectares. Para cada município serão selecionadas cinco propriedades que já possuem ou que esteja apta a implantação de estrutura para a implantação dos sistemas de irrigação.

O Secretário de Meio Ambiente de Caroebe, Diego Barbosa, afirmou que a ideia é muito boa e que seu município  vai aderir o projeto e vai se reunir com alguns produtores para fazer as visitas técnicas a fim de conhecer o modelo produtivo e assim poder dar início a implantação do projeto nas propriedades selecionadas no município de Caroebe.

Ao final da reunião Thomé também falou sobre o projeto em entrevista ao jornal da Rádio Anauá