Pular para o conteúdo

Femarh concluiu primeira etapa do Qualiágua 2019

A Divisão de Planejamento Hídrico da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) concluiu a primeira etapa de coleta dos do Qauliágua, Programa da Agência Nacional de Águas, de estímulo a divulgação de dados da qualidade da água com padronização e métodos de coleta de amostras, parâmetros verificados, a frequência das análises e a divulgação dos dados qualitativos em nível nacional.

Segundo o chefe de planejamento hídrico da Femarh, Rogeano Gonçalves, nesta etapa foram coletados os parâmetros da qualidade da água dos rios Cotingo, no município de Pacaraima, Uraricoera e Amajari, município do mesmo nome.  No rio Mucajaí a coleta é feita em dois pontos, O primeiro é no município de Alto Alegre e outro na sede do município de Mucajaí. Em Rorainópolis As coletas aconteceram nos rio Anauá, Barauana e Jauaperi.

Com o emprego de uma sonda os técnicos da Femarh coletam dados relativos a temperatura do Ar, temperatura da água, o PH, oxigênio dissolvido, oxigênio saturado e turbidez da água.

Já as amostras de água coletadas são levadas ao laboratório da UERR ( Universidade Estadual de Roraima), instituição com a qual a Fundação assinou temo de cooperação técnica,  com o tempo máximo de 24 horas após a coleta para a verificação dos sólidos totais dissolvidos, coliformes termotolerantes, nitrogênio total e nitratos. Lá a responsável técnica é a professora Ivanise Rizzati. As campanhas de coleta dos dados são realizadas trimestralmente, segundo determina o contrato estabelecido entre a Agência Nacional de Águas e a Femarh.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo