Pular para o conteúdo

Femarh realiza 22° certificação do Qualiágia

Femarh realiza 22° certificação do Qualiágia

 

A Divisão de Planejamento Hídrico da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), encerrou ontem, dia 14 de julho, a 22° cerificação do Qualiágua, convênio estabelecido entre a Fundação do Meio Ambiente e a ANA (Agência Nacional de Águas) que te e a finalidade de monitorar a qualidade da água em todos os Estados da Federação Brasileira.

Segundo o chefe da divisão de planejamento hídrico, Rogeano Gonçalves, a Agência Nacional de Águas é o agente financiador que repassa os recursos e a Femarh é o agente executor do controle da qualidade da água nos principais rios do Roraima.

Nesta ação são aferidos seis parâmetros de qualidade da água que são a condutividade elétrica, temperatura da água e do ar, oxigênio dissolvido e turbidez. Estes dados ficam disponibilizados no site da Agencia Nacional de Águas, que em Roraima vem construindo a série histórica confiável desde o ano de 2012. Estes dados são coletados a cada 100 dias.

Segundo o presidente da Femarh, Glicério Fernandes, nesta etapa do programa os técnicos da Femarh fizeram a aferição dos parâmetros nos rios Cotingo e Surumu, no município de Uiramutã, o rio Amaraji, município do mesmo nome, no rio Uraricoera, divisa entre os municípios de Boa Vista e Amaraji, No Cauamé em dois pontos: próximo a ponte sobre o rio Cauamé e no banho Curupira, em Boa Vista. No rio Mucajaí a aferição aconteceu em dois pontos. Na divisão entre Alto Alegre e Mucajaí, na ponte que leva a vila Sumaúma e um segundo ponto, na sede do município de Mucajai. No sul do Estado as aferições aconteceram nos rios Jauaperi e Anauá, no município de Rorainópolis, e, por fim o rio Barauana, em Caracaraí.

Estes dados ficam disponíveis para consulta no site da Agência Nacional de Águas www.ana.gov.br e serve como respaldo técnico para emissão de outorgas de água, previsão do tempo, emissão de alertas da Defesa Civil e para programação de emissão de alertas de enchentese para atividades agrícolas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo