Pular para o conteúdo

Fórum Estadual de Impulsionamento do Desenvolvimento Econômico-Ambiental de Baixas Emissões.

O Governo de Roraima, por meio da FEMARH, realizou na semana passada Oficinas para o Grupo de Trabalho Social de REDD + e o Fórum Estadual de Impulsionamento do Desenvolvimento Econômico-Ambiental de Baixas Emissões.

Ambas as programações foram voltadas para continuidade da construção da política e o sistema jurisdicional de REDD+, para o Estado de Roraima. O REDD+ é um incentivo desenvolvido no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados de Redução de Emissões de gases de efeito estufa provenientes do Desmatamento e da Degradação florestal, considerando o papel da conservação de estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento de estoques de carbono florestal (+).

Para construção desta política, o Estado de Roraima, conta com os parceiros: FAS – Fundação Amazônia Sustentável, PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, IPAM – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e GCF – Força Tarefa de Governadores para o Clima a Florestas, além da ampla participação social, por meio dos espaços de construção. Além deste parceiros, contamos com participação e apresentações da SEADI, CIR, SEPI, UFRR e FEMARH.

A concretizamos do 1° Fórum Estadual de Impulsionamento do Desenvolvimento Econômico-Ambiental de Baixas Emissões, criado pelo Decreto 29.710 de 09 de dezembro de 2020, somente foi possível com muita dedicação, empenho do Governo e parceiros, construções coletivas e participação social dos agricultores familiares, povos indígenas, sociedade civil organizada e comunidades tradicionais ribeirinhas e extrativistas.

Com mais este espaço constituído, demonstramos mais um vez, o compromisso do Governo de Roraima, com todos os diferentes grupos, em assegurar o cumprimento das salvaguardas socioambientais, a ampla participação social, o respeito aos conhecimentos tradicionais, e a governança socioambiental, todos fatores importantes e decisivos para a efetiva implementação de uma política pública, e principalmente está política de desenvolvimento sustentável do nosso Estado, que visa apoiar quem está na ponta do processo.
21m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo