Meio Ambiente discute valor do produto amazônico na Força Tarefa do GCF

O presidente da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Ionilson Sampaio, está participando em Brasília – DF do Encontro da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF).

O evento aborda em sua pauta temas relativos às melhorias no Cadastro Ambiental Rural (CAR), regulamentação do Código Florestal e REDD+, alternativas para o desenvolvimento da Amazônia, manejo florestal, como agregar valor ao produto amazônico, questões relacionadas às populações indígenas, entre outros assuntos.

Também participam do encontro a Procuradora Jurídica da Femarh, Paula Araldi, e os delegados do GCF por Roraima, Rogério Martins e Flávia Furtado.

O evento reúne secretários, diretores e presidentes de instituições, com o intuito de diálogo e de trocar experiências como forma de cooperação visando fortalecer a política ambiental em âmbito nacional.

GCF – O GCF é uma força tarefa subnacional que fornece a base para a cooperação em inúmeros assuntos relacionados a política climática, financiamento, troca de tecnologia e pesquisa. Um total de 38 estados e províncias do Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Equador, Espanha, Estados Unidos, Indonésia, México, Nigéria e Peru trabalham para construir programas jurisdicionais robustos que integrem políticas de REDD+ a outras ações que reduzam as emissões de gases causadores do efeito estufa. O grupo baseia-se na noção de que governos subnacionais fornecem oportunidades únicas para a inovação e a liderança políticas, e que os esforços bem-sucedidos para proteger as florestas, reduzir as emissões e melhorar a vida das pessoas devem ser baseados em programas jurisdicionais, em vez de projetos e atividades individuais.

REDD+ – O conceito de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal inclui na contabilidade das emissões de gases de efeito estufa aquelas que são evitadas pela redução do desmatamento e a degradação florestal nos países em desenvolvimento. Ele prevê a conservação de estoques de carbono, o manejo sustentável e o aumento de estoques de carbono florestal.