Pular para o conteúdo

Mapa da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar de Roraima

Escalas da qualidade do ar

CLASSE

DESCRIÇÃO

n/a

O sensor não está coletando dados no momento

0-12

A qualidade do ar é considerada satisfatória e a poluição do ar não apresenta risco a população

12-35

A qualidade do ar é aceitável. No entanto, se expostos por 24 horas ou mais, pode haver um problema de saúde moderado para um número muito pequeno de pessoas

35-55

Pessoas de grupos sensíveis podem sofrer efeitos na saúde se expostos por 24 horas. Não é provável que o público em geral seja afetado

55-150

Todos podem começar a ter efeitos na saúde se expostos por 24 horas; membros de grupos sensíveis podem experimentar efeitos mais graves na saúde

150-350

Alerta de saúde: todos podem experimentar efeitos mais graves na saúde se expostos por 24 horas

> 350

Avisos de saúde de condições de emergência se expostos por 24 horas. É provável que toda a população seja afetada

Descrição da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar de Roraima

Em 2020, iniciou-se o monitoramento da qualidade do ar de Roraima, com a instalação de sensores PurpleAir PA-II-SD de baixo custo e conceito inovador da Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) que se conecta a uma rede internacional, com disponibilização de dados em tempo real e de forma gratuita.

A ferramenta foi doada ao Ministério Público Estadual de Roraima (MPRR) pelo Ministério Público do Acre (MPAC) e viabilizado pelo Centro de Pesquisa de Wods Hole, do pesquisador da UFAC, professor Forter Brown. O sensor foi instalado na sede desta Fundação.

No mesmo ano, o Núcleo de Apoio à Pesquisa de Roraima (NAPRR) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) instalou mais um sensor para obter séries temporais longas o suficiente para detectar padrões regionais de poluição atmosférica. 

Os sensores da rede PurpleAir são responsáveis por captar as partículas presentes no ar, o que inclui poeira, fumaça e outras partículas de natureza orgânica e inorgânica. O laser dos sensores conta o número de partículas em seis tamanhos de micrômetros de diâmetro (0.3, 0.5, 1, 2.5, 5 e 10). Após o levantamento de dados, o sistema calcula a concentração de massa. Além dessas informações os sensores medem outras variáveis como temperatura e umidade. 

Atualmente, essa rede de monitoramento é composta por 5 equipamentos, sendo instalados:

  • TI Serra da Moça;
  • TI Raposa Serra do Sol;
  • Sede da FEMARH;
  • Sede da INPA Roraima; e
  • PARNA Viruá.
 

Desta forma, é possível acompanhar em tempo real a qualidade do ar de Roraima, sendo uma ferramenta fundamental, monitoramento da ocorrência de queimadas em tempo real, possibilitando o combate a incêndios, por parte dos órgãos de fiscalização e responsabilização. Além disso, estudar sobre a correlação da qualidade do ar com a ocorrência de doenças, principalmente as respiratórias. Tornando-se importância para geração de políticas públicas de caráter local.

Pular para o conteúdo