Pular para o conteúdo

Servidores da Femarh recebem treinamento no Cenispam

Servidores da Femarh recebem treinamento no Cenispam

Técnicos do  Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia) estão realizando esta semana um treinamento no  Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de Roraima (UFRR) para os servidores da Femarh ( Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos).

O curso, que é ministrado pelos técnicos Tiago José Moraes da Silva e Alex Simões Lima do Censipam acontece durante toda essa semana e vai capacitar os servidores para utilizar o software QGIS.
O treinamento está sendo proporcionado através do Termo de Cooperação Técnica que a Femarh celebrou com o Censipam no ano de 2018. 
O uso do software, ferramenta de uso livre e compartilhado, permite consulta espacial em análises de sobreposição de feições, onde através do uso os servidores terão acesso por meio do banco de dados a imagens a serem analisadas. 
A ideia da capacitação é ampliar a análise de processos e estudos, situando mapas, imagens de satélite, vetores, estradas e perímetros de imóveis, 
 
SOBRE O Qgis QGIS (anteriormente conhecido como Quantum GIS) é um software livre com código-fonte aberto, multiplataforma de sistema de informação geográfica (SIG) que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados Similar a outros softwares GIS, o QGIS permite ao usuário criar mapas com várias camadas usando diferentes projeções de mapa. Mapas podem ser montados em diferentes formatos e para diferentes usos. QGIS permite compor mapas a partir de camadas raster e/ou vetoriais. Típico deste tipo de software, os dados podem ser armazenados como pontos, linhas, ou polígonos. Diferentes tipos de imagens raster são suportadas e o software tem capacidade de georreferenciar imagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo