Constituído o Grupo de Trabalho Social de REDD+ – GTS REDD+

Durante a semana, do dia 25 de junho a 01 de julho, o Governo de Roraima, por meio da FEMARH, realizou oficinas técnicas para a formação das Câmaras Temáticas que constituí o Grupo de Trabalho Social, conforme Decreto 29710-E de 09 de dezembro de 2020.

O GTS, terá a grande missão de construir em conjunto com o Governo do Estado de Roraima a Política Estadual de Impulsionamento do Desenvolvimento Econômico-Ambiental de Baixas Emissões de Gases de Efeito Estufa provenientes do desmatamento e degradação florestal de Roraima.

O REDD+ é um incentivo desenvolvido no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados de Redução de Emissões de gases de efeito estufa provenientes do Desmatamento e da Degradação florestal, considerando o papel da conservação de estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento de estoques de carbono florestal (+).

O Grupo de Trabalho Social – GTS REDD +, é formado por 4 (quatro) câmaras temáticas (CT), que garante a ampla participação social na construção da política, valorizando e respeitando os conhecimentos tradicionais. Nesse sentido, as câmaras foram compostas por 4 organizações dos respectivos grupos sociais.

Segundo o Presidente da FEMARH, Senhor Glicério Fernandes, a constituição destes espaços de participação social na construção da política, é um importante passo para o Estado de Roraima, fortalecendo os espaços de governança, garantindo assim as salvaguardas socioambientais, que são fundamentais para o sucesso da política pública, que visa remunerar financeiramente quem está na ponta do processo, ou seja, estes grupos, e nada mais justo eles poderem contribuir para essa construção e estabelecer suas prioridades.

O Governo de Roraima, agradece as instituições que fizeram parte deste importante processo, tanto as organizações dos grupos sociais, quanto ao IPAM- Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e FAS – Fundação Amazônia Sustentável, parceiros do Governo do Estado, na construção do Sistema Jurisdicional de REDD+.