Pular para o conteúdo

Femarh realiza a 7° certificação do Qualiágua

Femarh realiza a 7° certificação do Qualiágua

A Diretoria de Recursos Hídricos da Femarh ( Fundação Estadual do meio Ambiente e Recursos Hídricos ) realizou entre os dias 4 e 12 de fevereiro a 2° etapa da 7° certificação do Qualiágua, convênio estabelecido entre a ANA ( Agência Nacional de Águas), A Caer, Companhia de Águas e Esgortos de Roraima e a Femarh que tem o objetivo de monitorar a qualidade da água dos pricipais rios de Roraima.

Segundo o presidente da Femarh, Ionilson Sampaio, os trabalhos realizados estão ligados diretamente ao programa de estímulo à divulgação dos dados da qualidade da água e a padronização dos métodos de coleta de amostras, parâmetros, frequência das análises e divulgação dos dados em escala nacional.

O analista ambiental Valdecir Pinheiro, nesta fase, foram coletadas amostras nos rios Cotingo e Surumu, nos municípios de Pacaraima e Uiramutã. Rio Amajari, município com mesmo nome. Rio Uraricoera, rio divisor entre os municípios de Boa Vista e Amajari, Rio Cauamé, em dois pontos e Igarapé do Carrapato, em Boa Vista, Rio Mucajaí, em dois pontos e rios Jauaperi e Anauá, Sul do Estado no município de Rorainópolis e rio Barauana em Caracaraí.

“Nós temos parceria estabelecida com a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) para a análise químicos, bioquimicos e biológicos relacionadas a turbidez, PH, condutividade, oxigênio dissolvido e saturado, temperatura da água em ambiente e naálises quimicas de coliformes fecais, nitrogênio, nitratos, sólidos totais, cloretos, alcalinidade e fósforos totais.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo